Skip to content

Marqueses de Távora

Foi o título de marquês de Távora criado em 1669 pelo regente D. Pedro, em benefício do 3.º conde de São João da Pesqueira, Luís Álvares de Távora. Distinguindo-se durante a Guerra da Restauração, foi um dos validos mais íntimos do infante D. Pedro.

Neste título distinguiram-se a 3.º marquesa D. Leonor Tomásia de Távora e o seu marido e primo Francisco de Assis de Távora. Nomeado em 1750 por D. João V como vice-rei da Índia, exerceu competentemente tal cargo, desbaratando piratas e consolidando a presença portuguesa.

Regressando ao reino em 1754, o seu prestígio suscitou a animosidade de Sebastião José de Carvalho e Melo, 1.º conde de Oeiras e futuro Marquês de Pombal. A omnipotência deste ministro e as medidas violentas e muitas vezes arbitrárias que tomava ocasionaram a oposição da alta nobreza.

As circunstâncias criadas pelo mal esclarecido atentado contra D. José I em 1758 propiciaram ao Conde de Oeiras o aniquilamento dos seus adversários, entre os quais figuravam os marqueses de Távora e o duque de Aveiro.

Após um processo arbitrário e monstruoso, foi a marquesa decapitada num patíbulo erguido em Belém. A execução de seu marido e dois filhos no mesmo dia (13 de janeiro de 1759) foi feita com requintes de crueldade, sendo esmagados com pesados maços as pernas e os braços dos supliciados, após o que foram garrotados. O mesmo suplício foi reservado ao duque de Aveiro e um dos pretensos colaboradores foi queimado vivo. Os restos da carnificina foram queimados e as cinzas atiradas ao rio Tejo.

Seria esta execução acrescida da morte violenta do padre Gabriel Malagrida e do ataque perpetrado contra a Trafaria, além de outras atitudes elucidativas da violência imposta por Pombal à sociedade portuguesa. Confiscados os bens e extinto o título dos marqueses de Távora, considerou-se a partir daquela data a inexistência de representação da Casa.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options