Skip to content

Czar Bóris Godunov

Bóris Godunov (1551-1605) foi czar da Rússia entre 1598 e 1605. Era de origem tártara. Regente durante o reinado do desequilibrado filho de Ivan IV, Fedor Ivanovitch ou Fedor I (1584-1598), promoveu a separação da Igreja russa do patriarcado de Constantinopla.

A sua governação deixou marcas indeléveis na nação russa. Entre as medidas mais significativas adotadas durante o seu reinado avultam a vinculação dos camponeses à terra, o início da colonização da Sibéria e a defesa enérgica das fronteiras do leste contra as investidas tártaras.

Ao morrer Fedor I, último membro da família real dos Rurik, recebeu a coroa das mãos dos boiardos (aristocracia terratenente). Como czar, manteve as reformas e fundou a Universidade de Moscovo. Inspirou os dramas de Pushkin e Tolstoi, bem como a ópera homónima de Mussorgski.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options