Skip to content

O papel de Nero no Grande Incêndio de Roma de 64

A maior ameaça ao reinado do imperador Nero (54-68) foi o Grande Incêndio, que começou em 19 de julho de 64 d.C. e durou seis dias. Dez dos 14 distritos da cidade foram destruídos, centenas morreram, milhares ficaram desabrigados e saqueadores devastaram a cidade. Desde o incêndio, muitas questões foram levantadas. Nero tocou sua lira enquanto a cidade pegava fogo? Foi ele quem começou o fogo? Os historiadores diferem em suas respostas a essas perguntas. Ele estava mesmo na cidade ou ele a viu queimar de longe?

Suetónio escreveu: "Nero observou a conflagração a partir da Torre de Mecenas arrebatado pelo que ele chamou de 'a beleza das chamas'; em seguida, vestiu o seu traje de trágico e cantou". Tácito pareceu permanecer neutro quando escreveu: "Seguiu-se um desastre, se acidental ou traiçoeiramente planeado pelo imperador, é incerto, como os autores deram ambos os relatos, pior, porém, e mais terrível do que qualquer que já aconteceu a esta cidade pela violência do fogo". A culpa caiu, é claro, sobre as cabeças dos cristãos perseguidos que sempre viram Nero como o anticristo.

Embora Nero tivesse que aumentar os impostos para financiar a reconstrução de Roma, a cidade estava melhor em alguns aspectos do que antes: distritos residenciais reconstruídos, ruas mais largas, edifícios de tijolos e colunatas no nível da rua para proteger os residentes do sol. Claro, a nova Roma também incluía o Palácio Dourado de Nero (mais tarde enterrado pelo imperador Trajano), contendo tetos folheados a ouro, um lago e animais exóticos. Aqueles que acreditam que Nero iniciou o incêndio apontam para seu palácio como a razão subjacente.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options