Skip to content

As curiosas curas do Dr. James Graham

Em 1781 os casais londrinos que não tinham filhos foram convidados a solucionar a sua desafortunada condição passando juntos uma noite na chamada Cama Celestial – mediante pagamentos de tal modo onerosos que atingiram as 500 libras.

O proprietário deste notável dispositivo era o Dr. James Graham, médico de Edimburgo, que criara a moda do sistema terapêutico através do magnetismo e pela eletricidade.

Os seus tratamentos bizarros foram entusiasticamente acolhidos pela Londres elegante, permitindo-lhe abrir um Templo da Saúde no Terraço Real do Adelphi, onde, assistido por servas negras, administrava aos seus pacientes banhos especiais, sentava-os em «tronos magnéticos» ou submetia-os a choques de fraca intensidade numa cadeira elétrica.

A sua principal assistente no Templo da Saúde era a bela Emma Hart, que mais tarde se tornou Lady Hamilton e amante de Nelson. Reduzidamente vestida, ela entretinha os pacientes como «a Prometedora Deusa da Saúde».

De todo o equipamento de Graham, o mais notável era a Cama Celestial. Um divã trabalhado, sobre 8 colunas de bronze, devia os seus poderes curativos, segundo Graham anunciava, a «cerca de 75 kg de ímanes compostos... continuamente transmitindo ondas magnéticas num círculo eterno».

O tratamento não parece ter resultado. O certo é que Graham foi obrigado a regressar a Edimburgo, onde o encarceraram como lunático.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options