Skip to content

Mausoléu de Halicarnasso

O príncipe Mausolo, vice-rei da província persa de Caria, mandou construir, por volta do ano 360 d.C. um túmulo destinado a fazer perdurar a sua fama através dos tempos. Esta obra foi confiada aos melhores e mais famosos arquitetos e escultores, mas o príncipe não chegou a vê-la concluída.

Nunca foi possível reconstituir o Mausoléu com exatidão. No século XIV, os cavaleiros de S. João transformaram o túmulo numa pedreira para construção da fortaleza de S. Pedro de Halicarnasso, que atualmente se chama Bodrum. Os cavaleiros exploraram-na tão profundamente que hoje só pela forma da rocha se pode reconhecer o local onde esteve situada a famosa obra.

O túmulo, erigido sobre uma superfície de 33x39 metros, erguia-se a quase 50 metros de altura, e deveria ser visível a grande distância. Cinco degraus reforçavam uma parede que constituia a metade inferior do monumento. Era sobre esta parede que se erguia o templo propriamente dito, rodeado de colunas e coberto por um telhado feito em degraus. Uma quadriga gigantesca coroava a obra.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options