Os polvos são extremamente perigosos?
A ideia de que os polvos matam os mergulhadores apertando-os com os seus tentáculos é, em grande parte, fruto da ficção. Ocasionalmente, os nadadores são apanhados pelas ventosas dos tentáculos de um polvo, mas poucos casos se conhecem de a ocorrência ter molestado seriamente algum. E. G. Boulenger, antigo diretor do aquário do Jardim Zoológico de Londres, afirma que basta um aperto firme na cabeça e no corpo do polvo para o animal libertar imediatamente a sua presa.
Embora o polvo das profundidades oceânicas, que se encontra na costa do Alasca, possa atingir até cerca de 9,5 metros de uma extremidade à outra dos seus tentáculos, na sua maior parte as espécies são muito menores. Há uma espécie de polvo que vive nas regiões costeiras de Sri Lanka que mede menos de 5 centímetros.
Embora uma mordedura do polvo de anéis azuis do Pacífico (Octopus sp.) possa provocar a morte, a de qualquer outra espécie destes moluscos produz apenas, habitualmente, uma tumefacção ligeira e temporária.
Comentários
Exibir comentários como Sequencial | Discussão