Skip to content

As primeiras propostas para ligar Inglaterra e França

A primeira proposta para ligar a Inglaterra e a França por meio de um túnel sob o canal da Mancha foi apresentada, em 1802, pelo engenheiro francês Albert Mathieu, que considerava viável estabelecer, através de um túnel iluminado à luz de velas, o trajeto a percorrer, em menos de uma hora, pelos cavalos de posta, que puxariam diligências entre Dover e Calais.

Os trabalhos tiveram início em Abbotscliffe, perto de Folkestone, em 1881. Ainda é possível ver os restos desta aventura: um túnel húmido, de 2 metros de altura e cerca de 800 metros de comprimento, por detrás de um portão de madeira fechado, num banco rochoso e batido pelas águas do condado de Kent.

Os planos sugeridos para o Chunnel, como os jornais o batizaram, foram muitos e elaborados, como um caminho de ferro submarino passando por um túnel de ferro fundido, com torres para observação e ventilação, em forma de campanários, proposto pelo engenheiro francês Hector Horeau no ano de 1851.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options