Skip to content

Os maiores animais, os mais pequenos e os mais rápidos

A vida animal surgiu na Terra, há cerca de 2000 milhões de anos, sob a forma de seres unicelulares, denominados protozoários. A complexidade crescente dos organismos que surgiram através da evolução exigiu um maior número de células e, consequentemente, corpos de maiores dimensões. A própria complexidade do organismo humano, por exemplo, que possui cerca de 60 mil milhões de células, estabelece um limite de dimensões mínimas.

Os animais mais corpulentos e mais pesados existentes no mundo são as baleias azuis, algumas das quais pesam mais de 100 toneladas. O invertebrado de maiores dimensões é a lula gigante do Atlântico, que pode pesar 1,5 toneladas e atingir 16,5 metros de comprimento.

O maior mamífero terrestre é o elefante africano, que tem o peso médio de 5-6 toneladas, enquanto o pequeno musaranho da Europa Setentrional, no outro extremo da escala, raramente mede mais de 38 milímetros.

A avestruz da África do Norte, a ave de maior envergadura, que não voa, pode atingir o peso de 155 quilos e a altura de 2,70 metros.

A ave de menores dimensões é o colibri de Cuba (Colibri minima): 50 milímetros de comprimento e 27 de envergadura de asas.

O animal mais rápido é a espécie de andorinhão do género Chaetura, que, segundo alguns relatos, pode voar a velocidades superiores a 320 km/h.

No mundo dos insetos, uma espécie de escaravelho do género Goliathus pesa cerca de 100 gramas e mede 10 centímetros de largura e 18,5 de comprimento.

A espécie de aranha sul-americana caçadora de pássaros, com uma envergadura de pernas de 25 centímetros e um corpo com 8,75 centímetros, é a maior de todas as aranhas.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options