Quando o géiser expele vapor
O cientista norte-americano John Rinehart descobriu que a regularidade de sequência dos períodos entre as erupções dos géiseres, separadas por intervalos habitualmente de 60 a 65 minutos, é alterada com a lua cheia e a lua nova.
Um géiser é causado pelo aquecimento a que o calor no interior da Terra submete o lençol freático, vaporizando parte da água, que pode subir ao longo de fendas verticais. Embora na zona mais profunda da fenda seja aquecida bastante para além do seu ponto normal de ebulição, a água não ferve devido à enorme pressão a que está submetida. Finalmente, produz-se algum vapor, que faz erguer a coluna de água, aliviando a pressão, em consequência do que a água entra em ebulição e o géiser expele o seu jato.
Segundo crêem os geólogos, por alturas da lua cheia e da lua nova, em consequência das modificações sofridas pela crosta terrestre, provocadas pela atração gravítica da Lua, alteram-se os sistemas de fendas através dos quais o vapor se liberta, pelo que só mais lentamente este atinge a superfície. Este facto alterou já a periodicidade de atividade de um géiser em mais de uma hora.
Comentários
Exibir comentários como Sequencial | Discussão