Skip to content

A gente grande de Min Top

Os soldados do exército feminino do Vietname do Sul tiveram um papel notável na Guerra do Vietname. Fundado nos primeiros anos de guerra, este exército de 3000 mulheres combateu com a ferocidade típica deste conflito.

Eram fortes, bem treinadas, e, sabendo o tratamento que as esperava se fossem feito prisioneiras, lutavam até à morte. Uma das ações típicas ocorreu em Hoc Nom, em 1962, em que 15 delas liquidaram 25 vietcongs.

Os seus elementos mais temíveis eram talvez a chamada «gente grande de Min Top». Mais corpulentas e de pele mais clara do que as outras vietnamitas, descendiam de mestiços nascidos quando uma companhia mineira sueca se instalara em Min Top, três gerações antes.

As mulheres de Min Top eram excelentes soldados, tendo uma vez matado 22 vietcongs, em Kong Loc, perdendo apenas uma combatente. Diz-se que uma correu 70 km (quase duas maratonas) através da selva cerrada a fim de não ser capturada. Eram tão resistentes quanto impiedosas: que se saiba, nunca fizeram prisioneiros.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options