Skip to content

A Inglaterra é uma nação de comerciantes

A frase «a Inglaterra é uma nação de comerciantes», vulgarmente atribuída a Napoleão Bonaparte, reflete o desprezo que o Imperador dos Franceses sentia pelos Ingleses, que considerava uma raça de petits bourgeois (pequenos burgueses).

Mas a expressão «nação de comerciantes», ou mercadores, já impressa durante a infância de Napoleão, não poderia ter sido criação sua. Foi utilizada num opúsculo político pelo economista galês Josiah Tucker, em 1766, mais tarde pelo filósofo escocês Adam Smith na sua obra A Riqueza das Nações (1775) e no ano seguinte, em Filadélfia, por Samuel Adams.

Algum tempo depois, quando Napoleão estava no exílio, dois biógrafos atribuíram-lhe a frase. O médico de Napoleão, Barry O'Meara, em Napoleão no Exílio, ou Uma Voz de Santa Helena, relatou uma conversa que tivera com o imperador, no dia 17 de fevereiro de 1817, na qual este se referira aos Ingleses como sendo «um povo de mercadores».

O texto de O'Meara deixa bem claro que, embora Napoleão concorde com a definição, está a citar o patriota corso Pasquale de Paoli (1725-1807).

O diário de Gaspard Gougaud, que também acompanhou Napoleão no exílio, revela definitivamente que para o imperador os Ingleses eram exclusivamente orientados pela ideia do lucro.

Mas foi o livro de Adam Smith – bem conhecido de Napoleão – que referiu a seguinte frase: «Fundar um grande império com o propósito único de criar um povo de clientes pode à primeira vista parecer um projeto próprio de uma nação de comerciantes.»

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options