Skip to content

Saiba o que é a Kinesiologia e para o que serve

Pode parecer estranho que Platão, o pai da metafísica, tenha dito certa vez que alimentava a sua mente filosófica com a beleza dos jovens atenienses, mas talvez a relação entre o esbelto Alcibíades e seu mestre Sócrates, este último conhecido pela sua feiura olímpica, tenha sido, mais uma vez, a fonte dos pensamentos do criador do mundo verdadeiro. Pois bem, a beleza dos jovens da antiga Atenas estava também nos seus movimentos, disciplinados através da kinesiologia. Mas o que é a kinesiologia?

A kinesiologia (ou cinesiologia) é o estudo da mecânica dos movimentos corporais para fornecer informações sobre o estado de saúde dos órgãos e sistemas do corpo. Através dessa análise, o terapeuta faz o seu diagnóstico e indica ao paciente terapias de cura para alcançar a plena recuperação e vitalidade perdida.

O termo «kinesiologia», no entanto, foi apenas cunhado em 1854 pelo sueco Carl August Georgii (1808-1881), professor de ginástica e médico. Significa literalmente "ciência do movimento", e é a base da ginástica médica moderna. No entanto, trata-se de uma ciência que já era bastante conhecida na Antiguidade, não apenas na supracitada Atenas mas também na Roma antiga, onde os filhos dos aristocratas recebiam desde tenra idade aulas de movimento, por parte dos mestres especialistas na arte, para circularem pelas ruas do Império de forma condizente com a sua dignidade e elevação em relação aos homens comuns e, de igual modo, como complemento a uma correta linguagem corporal necessária em eventos públicos.

Depois de Georgii, que apenas utilizou o conhecimento da kinesiologia sem a desenvolver como forma terapêutica de direito próprio, a ciência foi finalmente aplicada à medicina por um quiroprático norte-americano, George Joseph Goodheart (1918-2008). O especialista no sistema músculo-esquelético descobriu, ao testar os seus pacientes, que as respostas musculares dos mesmos indicavam as causas das dores que os afligiam. Goodheart teve então o seu momento eureka ao relacionar os mais diversos músculos com os meridianos da acupuntura chinesa. Ou seja, descobriu que é possível que o terapeuta, apenas com as mãos, encontre pontos energéticos musculares (pontos de acupuntura) no corpo que estão obstruídos (nos meridianos) e que, por causa disso, causam muitos males, sem ser necessário espetar agulhas no corpo do pobre paciente para os detetar.

A kinesiologia é, portanto, uma terapia de energia holística não invasiva. Combina os princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com as mais recentes técnicas de monitorização muscular, usando o corpo do paciente como a única ferramenta de diagnóstico para explorar o seu estado de saúde.

O diagnóstico é feito através de complexos testes musculares, utilizando o terapeuta as mãos para pressionar ou estimular os músculos do paciente e, dessa forma, descobrir onde estão os desequilíbrios no organismo, sendo que em muitos casos as dores que necessitam de ser tratadas não têm origem no local indicado pelo doente mas em outros sítios do corpo absolutamente insuspeitos, que só o kinesiologista mais experiente consegue determinar. Seguem-se depois as soluções terapêuticas, que podem passar pela simples desobstrução dos pontos energéticos afetados através da pressão manual ou por complementos indicados pelo especialista.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options