Skip to content

A fechadura de Bramah

Um dos inventores mais prolíficos do século XVIII foi Joseph Bramah, filho de um agricultor do Yorkshire. Entre os seus inventos contam-se as bombas para cerveja, um tipo de WC, uma máquina para numerar notas de banco – e a sua famosa fechadura. Bramah registou a patente da fechadura em 1784 – 11 anos depois de ter percorrido a pé os 270 quilómetros que ligam o Yorkshire a Londres, à procura de um meio de vida.

A fechadura de Bramah constituiu uma revolução no referente a medidas de segurança. Até então, qualquer fechadura, económica ou dispendiosa, podia ser forçada por qualquer pessoa dotada de alguma habilidade. Bramah afirmou que a sua fechadura, em forma de cilindro, com 494 milhões de combinações possíveis, era completamente à prova de ladrões.

Estava de tal modo seguro da sua invenção que ofereceu o prémio de 200 guinéus a quem a conseguisse abrir. O prémio não foi reclamado durante 67 anos, até que um serralheiro americano, Alfred Charles Hobbs, finalmente conseguiu abri-la – depois de nela trabalhar durante um mês. No entanto, a concepção a que obedecia a fechadura de Bramah revelou-se tão eficiente que ainda hoje é aplicada.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options