Skip to content

A invenção da roda pneumática

John Dunlop, um veterinário escocês que vivia na Irlanda, quis evitar que o triciclo do filho se danificasse no pavimento das estradas. Robert Thomson, um engenheiro civil de Middlesex, já desenhara e registara, em 1845, a patente de uma roda oca de borracha, cheia de ar ou de crinas de cavalo.

Esta invenção, porém, não satisfazia as exigências de Dunlop, que, em 1888, fabricou uma roda pneumática com um revestimento exterior de borracha e uma câmara interior que se enchia de ar através de uma válvula. Este foi o primeiro pneumático contendo ar sob pressão.

André e Edouard Michelin foram os primeiros a usar pneumáticos em veículos motorizados, em 1895, cinco anos após o que a Dunlop Rubber Company produzia o seu primeiro pneu para automóvel.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options