Skip to content

História de Albergaria-a-Velha

O povoamento da região da Beira Litoral, onde existem várias mamoas, deu-se há muitos séculos, mas a povoação de Albergaria-a-Velha, propriamente dita, remonta ao século XII. Data de 1117 a instituição da albergaria pela Carta do Couto de Osseloa, sendo já nesta época um ponto importante de passagem para quem se deslocava no sentido norte-sul.

Com o intuito de proteger e abrigar os viajantes, a rainha D. Teresa mandou erguer uma albergaria, à qual concedeu alguns privilégios. A fundação deste ponto de abrigo, de que derivaria o topónimo da povoação, constitui dos primeiros passos na história da assistência em Portugal.

A chamada Carta do Couto de Osseloa constitui assim a "certidão de nascimento e de batismo" de Albergaria-a-Velha. Esta carta foi concedida pela rainha à que hoje é a povoação de Assilhó. Foi na casa agrícola de Gonçalo Eriz, fidalgo da família dos senhores do Marnel, que, de passagem por aquela terra, D. Teresa se hospedou e deu à luz um filho.

Séculos mais tarde, o concelho viria a viver a presença das tropas francesas de Soult. Em 1809, verificaram-se múltiplas ações de guerrilha, que culminariam com uma violenta batalha, vencida pelas forças anglo-lusas.

Em 1835, Albergaria-a-Velha conquistou a categoria de concelho, assumindo a totalidade das suas oito freguesias no ano de 1855. Em 1876, foi criado o Julgado Municipal, convertido em comarca, em 1890.

Depois da implantação da "Monarquia do Norte", em 1919, o município foi também palco de combates violentos entre adeptos dos dois regimes.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options